Como fazer pão em forma de abóbora

Bom dia, eu postei no facebook a foto de um pão em formato de abóbora e desde então venho recebendo muitas mensagens de como fazê-lo. 

Demorei um pouco pois a minha filhota estava querendo muito a minha atenção e acabou restando tempo apenas para postagens rápidas no facebook, e agora aproveitando o cochilo dela vim correndo aqui pra ensinar pra vocês.

Esse pão é diferente de todos que eu já ensinei aqui, pois ele leva abóbora na sua massa, isso não quer dizer que não possa fazê-los com a massa básica de pão, pode sim e ficam lindos. essa receita foi inspirada no site thistlewoodfarms. A baixo tem uma foto com a comparação dos pãezinhos com massa normal e massa de abóbora. 



Esses pãezinhos ficam lindos em sua mesa e o sabor fica suavemente adocicado, além de muito macio e nutritivo.

Então sem mais conversas vamos a explicação e a receita.

O QUE USAR:

3/4 xícara de leite integral
1 xícara de purê de abóbora
1/3 xícara de açúcar mascavo
1/3 xícara de açúcar branco
6 colheres de sopa de manteiga
1 ovo
1 colher de chá de sal
2 pacotes de fermento biológico seco e mais 1 colher de chá de açúcar branco
1/4 de xícara de água morna
5 xícaras de farinha de trigo, aproximadamente
15 a 20 nozes pecan, cortadas três vezes na  vertical
1/4 xícara de manteiga derretida, opcional

COMO FAZER:


1- Aqueça o leite , apague o fogo e em seguida adicione as 6 colheres de  manteiga e o purê de abóbora  misture bem, depois junte o sal e misture tudo muito bem .



2- Em uma tigela separada misture o fermento , o açúcar e a água morna e deixe borbulhar. (Vai borbulhar por causa do fermento). Depos adicione à mistura de abóbora, junte um ovo e misture muitoooooo bem. 



3- Vá colocando a farinha aos poucos e mexendo com uma colher de pau, por uns 5 minutos. Depois coloque em uma mesa enfarinhada e amasse com as mãos por mais 1 minuto. A massa vai desgrudar da mão e formar uma bola.




 4- Agora coloque em uma tigela enfarinhada e deixe crescer em local que não bata vento até dobrar de volume. Geralmente eu coloco no forno desligado ou no microondas. Depois que ela dobrou de volume, retire coloque de volta na mesa enfarinhada e de um soco no meio da massa para desinflar.





5- Corte a massa ao meio e cada metade corte em aproximadamente 15 pedacinhos, isso vai depender de que tamanho você quer o seu pão de abóbora. Transforme cada pedacinho cortado em uma bola e achate levemente com a palma da mão.




6- Agora dê 8 cortes nas bordas das bolinhas (pode ser com uma faca ou com uma tesoura), mas lembre-se de deixar o centro sem cortes, como mostra a foto. Depois com o seu dedo mindinho faça um furinho no centro, que será onde você irá colocar o um pedaço cortado de noz.




7- Deixe crescer mais um pouquinho, e espete a noz.



8- Agora pegue uma gema de ovo e misture duas colheres de sopa de óleo, mexa e pincele todas as mini abóboras com essa mistura. Isso vai dar uma cor dourada aos seus pães.



9- Pré aqueça o forno em 180 graus por 15 minutos e asse até que estejam dourados. Os meus demoraram apenas 12 minutos, mas esse tempo vai depender do forno de cada um.


#pulodogato
A minha dica é deliciosa hoje, ao retirar os pãezinhos do forno pincele com uma boa quantidade de manteiga, além de saborosos ficam com um lindo brilho.

Espero que gostem dessa receita, pois aqui em casa não sobrou nem o cheiro. E vocês o que acharam?

Com muito amor,


Carol




* imagens fontes: beyondkmchee e thistlewoodfarms







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recadinho pra Dona Concha. Beijos